domingo, 28 de fevereiro de 2016

#VaiTerShortinhoSim - Fernando Claro Dias. Obrigado por fazer parte, Equipe Change.org

#VaiTerShortinhoSim - fernandoclaro.dias@gmail.com - Gmail



Equipe Change.org mail@change.org Cancelar inscrição

11:24 (Há 21 horas)
para mim
Change.org




Fernando Claro, a hashtag #VaiTerShortinhoSim tomou o Brasil nesta semana, e remexeu mais uma vez uma questão central do país: a luta pelo direito das mulheres. Vimos dezenas de abaixo-assinados sendo feitos na Change.org, outras dezenas de reportagens – e achamos que você vai ficar feliz em saber mais sobre essa mobilização que já é nacional.

No auge do verão brasileiro, alunas do ensino médio de dezenas de escolas levantaram a voz para reivindicar o direito de usar shortinho na escola, uma vez que aos meninos é permitido usar bermudas curtas. Por que a diferença?

Veja

Nem todo mundo sabe, mas o começo de tudo foi 5 meses atrásGiulia e Luana (acima) fizeram um abaixo-assinado, chegaram a mais de 4 mil assinaturas, e logo foi acatado pelo Colégio Etapa, em São Paulo. Ela pediam direito ao shortinho: "A ideia é acabar com a norma ou, ao menos, torná-la justa. É para todos ou para nenhum!". E conseguiram! Na época, saíram até no Bom Dia Brasil. :)

Uma boa ideia nunca fica sozinha, e a história de sucesso deste primeiro abaixo-assinado foi o estopim para inspirar muitas outras estudantes.

Assine

Um grupo de meninas se inspirou e levou nesta semana a mobilização para Porto Alegre, no Colégio Anchieta (acima). Não só se espalhou, como se politizou:

"Ao invés de humilhar meninas por usar shorts em climas quentes, ensine estudantes e professores homens a não sexualizar partes normais do corpo feminino. Nós somos adolescentes de 13-17 anos de idade. Se você está sexualizando o nosso corpo, você é o problema."

Assine

O abaixo-assinado viralizou nas redes sociais, passou a ser compartilhado por estudantes de todo o país e talvez tenha sido o mais noticiado dos últimos anos. Alguns links para comprovar:

Portal G1Alunas fazem mobilização pelo uso de shorts em escola de Porto Alegre

EstadãoVai ter shortinho e juventude engajada, sim

TV RecordAlunas querem: "Vai ter shortinho sim"

Zero HoraAlunas de colégio particular da Capital fazem abaixo-assinado para poder usar short

Catraca LivreAlunas se mobilizam contra proibição de shorts em escola de Porto Alegre

TodateenAdolescentes lutam pelo direito de poder usar shorts na escola

HypenessContra a cultura do estupro, alunas brasileiras se mobilizam pelo direito de usar shorts na escola

O movimento deu outros frutos, principalmente pelo Sul do país. Isso nos motivou a criar uma página na Change.org compilando todas as petições. Veja:

Veja todas as petições

Num vídeo divulgado pelo movimento Juntas nesta sexta-feira, as estudantes do Colégio Anchieta clamam por uma mobilização nacional e convocam alunas do país todo a pressionarem seus colégios pela igualdade de gênero. Assista:

Assista

A palavra da vez é shortinho. Pelo direito das mulheres, pelo empoderamento feminino, pela educação igualitária.

Ou melhor: #VaiTerShortinhoSim

O resto da história ainda está para ser contada...

*

Na Change.org, você pode mudar o que quiser. Faça um abaixo-assinado. Você já viu que funciona. :)

Dica: veja como fazer um abaixo-assinado de sucesso e entre no nossofórum. Outros usuários vão te responder e, quem sabe, te ajudar na mobilização.

*

Obrigado por fazer parte,
Equipe Change.org



O que você quer mudar?
Faça um abaixo-assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOMBA! Cargo para Presidente da Câmara é privativo de brasileiro nato. Rodrigo Maia é natural Chile

Júlio Castiglioni deixa a Codesa e Bruno Fardin será o novo presidente Segundo decisão do Ministério da Infraestrutura, Raquel de Moura vai atuar na Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento, antes ocupada por Fardin

  Fonte: https://www.agazeta.com.br/es/economia/julio-castiglioni-deixa-a-codesa-e-bruno-fardin-sera-o-novo-presidente-0422